“O próximo leilão de refinanciamento a doze meses”, que terá lugar em Dezembro, “irá ser o último”, anunciou o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, durante a conferência de imprensa que se seguiu à reunião de hoje do conselho da autoridade monetária, da qual resultou a manutenção dos juros em 1%.
Trichet adiantou ainda que os leilões de refinanciamento com um prazo de seis meses que irão ter lugar no primeiro trimestre de 2010 irão “ser os últimos” no qual o BCE irá dar aos bancos todo o dinheiro que pedem, passando depois estes a disponibilizar um montante pré-determinado.
O Conselho do BCE vai eliminar gradualmente as medidas de liquidez que foram tomadas, uma vez que estas serão cada vez menos necessárias.Contudo, estas medidas não constituem nenhuma espécie de sinal sobre a evolução futura dos juros na zona euro.
Apesar da volatilidade que os mercados têm demonstrado o ranking do WTI continua inalterado em relação a semana anterior. Sendo o pódio constituído pelo líder Mariusz Ganczar com 1944%, Szabó Barnabás György com 214% e no 3º e o ultimo lugar do pódio Hanqui Guo com 171%.