Portugal anda para trás quase quatro anos com crise económica .

2009-10-16 10:25

A economia portuguesa pode ter sido uma das primeiras a sair da crise, mas está, até agora, no 'top' das mais penalizadas. Apesar de o Produto Interno Bruto (PIB) já estar a engordar pelo menos desde Junho, as ondas de choque do 'subprime' (crédito de alto risco) vaporizaram o crescimento acumulado de 15 trimestres consecutivos, um 'rombo' que coloca no 2º lugar deste pódio negro.

E, no 'ranking' da zona euro, Portugal só fica atrás de Itália, que recua quase oito anos. A contracção do PIB nacional nem foi das mais pronunciadas - bem mais suave do que a de Espanha ou da Irlanda, por exemplo -, mas uma década pobre em crescimento económico faz com que Portugal seja um dos "caranguejos" mais adiantados nesta corrida... às arrecuas.

A par do Índice Caranguejo é possível desenhar um 'ranking' que conta o número de anos que cada economia deverá demorar até atingir os níveis pré-crise. Nesta tabela, que usa as projecções de crescimento do FMI, Portugal volta a ficar mal classificado: apenas em 2013 é que o PIB consegue atingir o valor de 2008. Só Irlanda e Espanha, que vão ter de esperar até 2014, é que fazem pior.

No WTI a supremacia de Mariusz Ganczar contínua semana após semana com ganhos de 1769%, sendo seguido por Hristo Grivnev em segundo lugar com ganhos de 230% e no terceiro e ultimo lugar do pódio segue Szabó Barnabás György com 182%.

www.dif.pt    

 

 

 

 

Abrir conta

Compita com traders e investidores de todo o Mundo, para ganhar o reconhecimento máximo como World Top Investor.

Inscreva-se agora