A Comissão Europeia revelou que o índice que mede o sentimento das famílias e dos empresários na zona euro subiu para 86,2 pontos, o nível mais elevado desde Setembro de 2008, face aos 82,8 pontos verificados no mês anterior.
Este indicador tem vindo a melhorar desde Março, tendo inclusivamente em Outubro superado as expectativas dos economistas, que apontavam em média para os 84,4 pontos.O mesmo sucedeu no conjunto dos 27 países da União Europeia, onde o índice alcançou este mês os 86 pontos, mais 3,4 pontos que em Setembro.
Os analistas explicam este aumento com base nas perspectivas de recuperação da economia europeia face à pior recessão desde a II Guerra Mundial.Os dados empresariais na Europa apontam para um retorno a um crescimento moderado em linha com uma recuperação, podendo provavelmente assistir a uma tendência de subida que ganhará força em 2010.
Esta semana foi uma boa surpresa para Mariusz Ganczar que abriu uma posição curta da libra face ao dólar, enquanto a libra continuava a valorizar. Sendo que terminou com menos 700% de rentabilidade na semana passada apenas para recuperar tudo com uma notícia inesperada e terminar esta semana com lucros de 1800%. Hristo Grivnev da Bulgária está agora em segundo lugar com ganhos de 265% à frente do veterano Hanqui Guo da Austrália que ficou em segundo lugar na edição anterior do WTI.