A terceira edição do World Top Investor que teve inicio a 1 de Abril, e tem a DIF Broker como broker sponsor e a revista Visão como media sponsor.
A ediçao 2009-2010 adivinha-se muito interessante atendendo às dificeis condições dos mercados, apesar da subida verificada nas últimas 5 semanas.
O mercado de capitais é conhecido por ser uma actividade ciclica, mas não sendo os ciclos uma ciência exacta este é um campeonato que vai pedir aos participantes todos os conhecimentos que possam ter sobre aquilo que mais conhecem, a frieza necessária para avaliar o risco dos mercados e o momento. É isso mesmo que tem estado a acontecer desde o dia 1 de Abril com diferentes participantes ocupando a primeira posição a nivel mundial tirando partido da volatilidade pontual que os mercados oferecem e sofrendo com essa mesma volatilidade.
Esta competição tem a vantagem de revelar as virtudes do investimento face aos prazeres mais imediatistas do consumo. Tem ainda a vantagem de alertar as pessoas para uma maior noção dos desafios que esta crise está a provocar, nomeadamente no endividamento, nas noções de segurança da reforma, da transparência a todos os niveis e do conhecimento do risco do investimento. O gráfico disponivel no site permite seguir a volatilidade das rentabilidades conseguidas pelos melhores participantes. Esta informação é muito importante para todos os que investem porque permite observar o risco implicito da estratégia de cada participante, ao seguir a volatilidade dos ganhos. Na realidade o raciocinio implicito é muito simples, maiores rentabilidades, maiores probabilidades de perda. A combinação de ganhos com perdas reduzidas são as qualidades que se procuram normalmente.
A crise que se vive actualmente demonstrou claramente que os mercados são assunto que deve interessar toda a gente, porque afectam todos directa e indirectamente. Se algo vai mudar é certamente a noção de que todos teremos que ter dos mercados um conhecimento mais proximo, e perceber a influencia que exercem no nosso dia à dia, o World Top Investor é um instrumento fundamental, para ajudar os novos investidores a entenderem a noção de risco e de volatilidade ao acompanharem o evoluir das carteiras daqueles que são mais conhecedores para aprenderem com as suas estratégias e as suas metodologias.
Nos dois primeiros lugares desta segunda semana estão Patryk Hołody da Polónia e Löbl Péter Pál da Hungria, ambos só negoceiam em forex. Na liga Portuguesa do WTI está em primeiro lugar Helder Silva com ganhos de 17.02% obtidos exclusivamente no mercado Português.