Grécia não deve entrar em incumprimento?

2009-12-10 19:29

Angela Merkel manifestou hoje solidariedade com a Grécia e afirmou que todos os países da zona euro têm uma quota-parte de responsabilidade no destino do país.

"O que acontece num Estado-membro afecta todos os outros, especialmente quando existe uma moeda em comum, o que significa que existe uma responsabilidade comum", afirmou hoje a chanceler alemã.

O multimilionário George Soros afirmou por sua vez ter a certeza que o Governo grego não vai deixar que o país entre em incumprimento, apesar das crescentes dificuldades orçamentais e dos receios do mercado.

"Tem de haver pressão sobre a Grécia para por a casa em ordem, mas tenho a certeza que não vão deixar que o país entre em incumprimento. E o mesmo se aplica ao Reino Unido", disse Soros em entrevista à Sky News.

Já Jean-Claude Trichet pediu ao governo grego "medidas corajosas" que reduzam o défice orçamental e a dívida, uma vez que as dificuldades do país inquietam o conjunto da zona euro.

"Perante a gravidade da situação, tenho confiança que o governo grego irá tomar a curto prazo as medidas corajosas e necessárias", disse o presidente do Banco Central Europeu (BCE) numa entrevista publicada em dois jornais belgas.

Os mercados têm demonstrado alguma instabilidade mas o ranking do WTI continua inalterado em relação a semana anterior. Sendo o pódio constituído pelo líder Mariusz Ganczar com 2034%, Szabó Barnabás György com 208% e no 3º e o ultimo lugar do pódio Hanqui Guo com 185%.

 

 

 

 

Abrir conta

Compita com traders e investidores de todo o Mundo, para ganhar o reconhecimento máximo como World Top Investor.

Inscreva-se agora